IE - Colégio e Curso

Cursos

Educação Infantil

A Educação Infantil é a 1ª etapa do processo de escolarização do indivíduo. Na estrutura educacional brasileira, corresponde à fase inicial da Educação Básica e está voltada para a educação de crianças de até cinco anos de idade, tendo como finalidade o desenvolvimento integral do educando nos aspectos físico, social, psicológico e cognitivo. (Art 29 da L.D.B. nº 9394/96)

O IE Colégio e Curso desenvolve com as crianças da Educação Infantil uma gama de atividades cuidadosamente planejadas para fornecer a integração social, o autoconhecimento, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a psicomotricidade, com vistas a preparar o alicerce para a construção consistente da sua formação como cidadão que nesta fase se inicia.

Na Educação Infantil, buscam-se alcançar os objetivos propostos através de atividades lúdicas diversificadas que oportunizem o desenvolvimento de habilidades, capacidades e atitudes; iniciando-se pelas mais simples, seguidas das mais complexas, numa seqüência gradual de dificuldades que considere, acima de tudo, a competência das crianças definidas pela faixa etária e pelas vivências de cada uma.

As atividades que, além dos aspectos cognitivos, desenvolvem as habilidades físico-motoras, o autoconhecimento, a sociabilidade, são complementadas nas brincadeiras de roda, nas historinhas dramatizadas, nos desenhos, nas pinturas, nas colagens, nas modelagens e em muitas outras atividades construtivas.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a segunda etapa da Educação Básica e se destina à formação de crianças e pré-adolescentes, tendo em vista o desenvolvimento das potencialidades, a promoção da auto-realização e a preparação para o exercício consciente da cidadania. No Ensino Fundamental, o IE Colégio e Curso busca conduzir o aluno no processo de aprender a aprender, ampliando a sua capacidade de conviver com a diversidade e compreender o mundo, analisando o presente como conseqüência do passado e preparação do futuro, aguçando a sua percepção da realidade.

Acredita-se na aquisição de conhecimentos/saberes, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores como peças igualmente importantes na formação dos indivíduos que conviverão com a diversidade das sociedades modernas.

Os objetivos propostos para o Ensino Fundamental são perseguidos e alcançados através de intensa atividade do educando, sob a orientação competente e dinâmica das equipes técnica e docente da escola.

A ação didática desenvolvida no IE privilegia o sócio-interacionismo, ou seja, educando aprende a conhecer e usar continuamente o conhecimento adquirido. Assim, ao invés de atividades que conduzem à acumulação de verdades dogmáticas e conteúdos cristalizados ou tecnologia obsoleta, os alunos desenvolvem ações que oportunizam descobertas interessantes e a construção do conhecimento; realizam pesquisas e participam de debates e discussões.

Os conteúdos, apresentados nos livros didáticos e em exposições orais de professores e especialistas, são analisados e discutidos por professores e alunos com vistas à compreensão e assimilação para que, de fato, a aprendizagem ocorra.

Ensino Médio

Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, propor a dar continuidade à ação iniciada nas etapas anteriores, voltando-se para a formação integral de adolescentes, priorizando três vertentes: a preparação para o exercício consciente da cidadania, o ingresso no mundo do trabalho e o prosseguimento de estudos (cursos técnicos e/ou superiores).

Nessa etapa da educação formal, maior atenção é voltada para a consciente aquisição do saber. Desenvolve-se, portanto, uma ação docente direcionada para a real compreensão das ciências, das letras, das artes e do processo histórico e cultural das sociedades. Também aqui se analisam o porquê desse presente e as possibilidades de futuro, pois entende-se que dessa forma o educando poderá compreender os princípios filosóficos, científicos e tecnológicos, as diversas formas de linguagem e os valores éticos e morais. Os objetivos propostos para o Ensino Médio são perseguidos e alcançados através de intensa atividade do educando, sob a orientação competente e dinâmica das equipes técnica e docente da escola.